terça-feira, 2 de setembro de 2014

Esfinges


Dia desses tive um papo daqueles que me deixam impressionada, conversava com uma amiga psicóloga, amante de Jung e suas práticas. Falávamos sobre o método da caixa de areia e ela contava sobre a experiência de uma outra terapeuta que faz uso da mesma abordagem: um dia em seu consultório atendendo um homem adulto com o Sandplay se viu diante de um curioso cenário com uma esfinge bem ao centro. Muitas foram as tentativas de compreender o que o inconsciente do paciente tentava comunicar... O processo chegou ao final, eis que cinco anos mais tarde a tal psicóloga recebe um telefonema do moço, perguntando se ela ainda tinha a foto daquela construção na caixa, a que continha o símbolo misterioso. Ela passou a mão no registro que estava em seu arquivo e foi ao encontro dele para um café. Se surpreendeu com a aparência do ex-paciente, bem mais magro e um tanto abatido. Para arrepio da terapeuta, meu e de todas as pessoas que escutam esta história o rapaz havia sido tocado pelo HIV naquela época da terapia com as miniaturas... 

Segundo lendas mitológicas o enigma da esfinge é “decifra-me ou te devoro”.

Passado algum tempo sonhei que entregava uma prova para meu professor e quando ele ia corrigir ele ficava repetindo “grávida, você está grávida!” Acordei suada, assustada e prometendo que não iria transar nunca mais (¬¬), tomei uma água e fui refletir a respeito. Cheguei a conclusão que de fato estou grávida, porém de ideias e projetos que necessitam de cuidado e nutrição tal qual um feto, mas que a hora do parto também chegará e meus frutos terão de ser educados e criados para o mundo e não pra mim mesma. 

Desapego, enfrentamento e responsabilidade...

Com um inconsciente tão lúdico e ávido por luz e compreensão não se brinca!

Cada um é devorado por seus próprios monstros e eu não quero que os meus saiam de dentro do armário, não sem que antes eu os (re)conheça.

E você, já deu atenção pra sua psique hoje? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Obrigada por sua visita, antes de concluir seu comentário verifique se o formulário foi preenchido corretamente.